Dinâmica Não-linear dos Povos

Minha foto
Sociedade M82 de Habilidades e Saberes Político-culturais, criada no Instituto Autonomia para: 1). apoiar a autodeterminação, a autonomia e a liberdades de povos em movimento, como refugiados, (i)migrantes, moradores de rua e nações sem Estado e povos nômades; 2). promover e fortalecer princípios e direitos humanitários universalizados voluntariamente pela reciprocidade entre os povos; 3). capacitar em tecnologias alternativas e emancipatórias.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sobre os conceitos de cultura, colônia e culto

Alfredo Bosi, em seu livro Dialética da Colonização, nos oferece uma brilhante definição sobre os conceitos de cultura, colônia e culto. Essas palavras nos são cruciais para entendermos as razões básicas de como encaramos as nações indígenas enquanto problema. Digo "encaramos" apenas para fazer referência à possibilidade de que o povo brasileiro seja uma nação "extrangeira". Já que não somos originários dessa região que habitamos.


Cultura, colônia e culto derivam da palavra colo. Segundo Bosi, seu particípio passado é cultus. Já o particípio futuro é culturus. Seu sentido mais original se referia à ação de morar e ocupar uma terra. Expandindo um pouco mais esse sentido, refere-se à ação de trabalhar e cultivar o campo. Dessa referência é gerado o conceito de colonia, que significa, o espaço que se ocupa, onde se pode trabalhar o campo e sujeitar seu povo. Assim tornado verbo, colonizar, se refere à ação de tomar conta - o qual se refere ao sentido original de colo - expandido ao "direito" de mandar. Expansão de sentido esta que agrega o ato de dominar. Do mesmo modo, em culturus, a terminação urus, Itálicoevidencia a noção de tender à, ou do tempo que está para vir, ou de se movimentar em sua direção. Portanto, o conceito de cultura, como Bosi nos apresenta, considera a operação de uma consciência de grupo, também sujeita à intervenção externa, que sai desde dentro da existência social agregada os projetos para o futuro.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Rádio Não-Linear


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

Notícias em Tempo Real

As colunas a seguir, "Pessoas em condição de refúgio", "Indígenas", "Quilombos" e "Ciganos/as" são as últimas notícias sobre seus respectivos temas. Atualizadas em tempo real - à cada nova notícia na rede, imediatamente as colunas se atualizam.

Contato Direto


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Seguidores

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO